segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

HeadBanger

Headbanger (também metalhead) é um termo usado para designar um fã do estilo msuical heavy metal e suas variantes. O termo headbanger refere-se também aqueles que praticam o headbanging. Os cabelos compridos, casacos de couro, coletes jenas, patches de bandas de metal entre outros acessórios ajudam a promover um sentido de identificação na subcultura.

O visual chamado de old school (velha guarda, em uma tradução mais aberta) é composto de camiseta preta de banda ou não, calça jeans (normalmente rasgada) ou preta (normalmente de couro), tênis cano alto, geralmente branco, e acessórios "opcionais" como um colete feito a partir de uma jaqueta jeans , geralmente com patches de bandas, cinto, braceletes, pulseiras e gargantilhas. Em épocas de clima frio, jaquetas de couro ou jeans com "patches" também fazem parte do visual.
Rob Halford, da banda de heavy metal Judas Priest inventou um visual de couro com rebites para os metalheads. Antes disso, pode se observar que o visual adotado era um visual hippie. Halford viu que os hippies nada tinham a ver com o heavy metal, e inspirado pelas casas noturnas inglesas, e vendo a polêmica que o heavy metal criou, adotou um visual fetichista. Conforme foi tornando-se famoso, o heavy metal foi sendo envolto em uma aura de "misticismo" no qual se colocava este estilo como extremamente machista. Assim, não se associava a imagem do visual introduzido por Halford aos bares gays ingleses, nem mesmo se cogitava o fato de uns dos líderes da New Wave Of British Heavy Metal, Rob Halford (que tem a alcunha de Metal God, "Deus do Metal") ser bissexual.  Muitos headbangers adotaram partes do visual de couro com rebites de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de pirâmides entre outros pois este dão uma certa agressividade ao visual. O visual descrito acima remete principalmente à NWOBHM e ao surgimento do thrash metal na baía de San Francisco, nos Eua .
Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o doom metal, gothic metal e o black metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos. Os coturnos são muito populares entre os headbangers. O cinto de bullets (balas) e a calça camuflada, os coturnos, acessórios que remetem ao militarismo.
Foto :